sábado, 2 de julho de 2011

Discurso de Posse (atualização em tempo real)

Discurso proferido pelo novo Presidente do Rotary Club João Pessoa Norte Marconildo Ayres Paulo de Oliveira, durante a solenidade de posse agora realizada.






                    "Companheiro Governador ora empossado Vandique Henriques Coutinho a quem eu peço vênia para cumprimentar as demais autoridades presentes, companheiras, companheiros e convidados meus sinceros cumprimentos.



Minhas primeiras palavras são de agradecimento a DEUS, Senhor Supremo de tudo e todos, que me permitiu, aqui e agora, usufruir deste momento inesquecível em minha vida. Aos meus pais, Honório Luiz de Oliveira e Antônia Paulo de Oliveira (in memoriam), carinhosamente chamada de Toinha, que neste momento certamente está em outra dimensão muito superior a essa, minha eterna gratidão.   
À minha querida esposa Marineuma, que há 25 anos sempre esteve ao meu lado apoiando e me dando forças em todos esses anos; a ela e a nossos filhos: Honório Neto, Julianna e Marianna, expresso o meu eterno amor e carinho.
Agora quero me dirigir especialmente a todos os presidentes de clubes que tomam posse neste instante, os quais me deram a honra de falar em seus nomes nesta noite; é fato que recebi esta missão com bastante alegria, mas com grande responsabilidade, pois todos são detentores de qualificações e conhecimentos extraordinários para estar aqui em meu lugar e, sem dúvida, assumir esta missão com excelente capacidade.
Estou próximo de completar 8 (oito) anos de Rotary, estes dedicados ao ROTARY CLUB JOÃO PESSOA NORTE. Sou, portanto, testemunha e conhecedor da história do Rotary no Brasil e no mundo.
No dia 29 de setembro de 2003, entrei para o Rotary Club João Pessoa Norte, apadrinhado pelo companheiro Vandique Henriques Coutinho, hoje assumindo a Governadoria do distrito4500 e eu a presidência do Rotary Club João Pessoa Norte; coincidência ou não, ambos do mesmo clube e empossados na noite de hoje (02/07/2011), tendo ainda, sido iniciado na Ordem Maçônica pelas mãos do Ir.: Vandique, a época presidente da Loja Maçônica Filhos da Luz nº 23, do Grande Oriente da Paraíba. Instituição que pertenço até hoje e que também tive a honra de presidir por dois anos.
Devo dizer aos companheiros e companheiras presentes que Deus me deu a oportunidade de servir ao Rotary como voluntário que sou, mas sobre tudo com dedicação. Neste lapso temporal passei por várias comissões no meu clube, sendo inclusive secretário por dois anos consecutivos 2009-10, na gestão da companheira Regina Coeli e 2010-11, na gestão do companheiro Yordan Delgado. O tempo de Rotary não tanto assim, é verdade, mas tempo suficiente para robustecer a reflexão sobre a imensidão da instituição, em suas ações no mundo. As quais posso destacar: o combate e erradicação da Pólio no mundo, o programa de Intercâmbio de Jovens, o Intercâmbio de Grupo de Estudos IGE, Bolsas de Rotary pela paz entre tantos outros espalhados no mundo. 
Recebo agora a missão de ser presidente do Rotary Club João Pessoa Norte, que eu considero uma honra, porque me coloca certamente diante de mais um desafio da minha vida.
Posso afirmar com certeza: os homens passam, seu trabalho permanece. Permanecem, companheiros e companheiras, todas as marcas que nós deixamos, através do nosso trabalho, sobre a nossa instituição. Quando nós trabalhamos em conjunto, nos ligando ou nos unindo a outras pessoas, nós criamos instituições como o Rotary. Quanto mais forte for a ligação entre as pessoas, mais fortes serão as instituições. Os homens passam, as instituições ficam.
É com profunda satisfação, muita emoção mesmo, que assumo hoje a Presidência do Rotary Club João Pessoa Norte. A história de sucesso deste clube certamente está marcada pela contribuição de todos os companheiros e companheiras que fazem e que já fizeram parte deste clube. A satisfação de presidir um Club de Rotary vem em parte pela importância da instituição. Mas também é motivo de imensa honra merecer o voto de confiança de todos os companheiros e companheiras do meu clube.
É inegável que muitos outros companheiros reúnem qualificações extraordinárias e poderiam estar aqui ocupando esta Presidência. Também por isso ocupar esta posição é uma imensa honra. Minha responsabilidade aumenta e ao mesmo tempo multiplica minha disposição para trabalhar de forma incansável e dar a minha contribuição para que o clube cumpra todas as metas que lhes forem destinadas neste ano rotário.
Antes de encerrar, quero me dirigir aos companheiros companheiras do meu clube. De uma forma breve, mais breve do que gostaria, mas a gente vai ter muito mais tempo para conversar. De momento, quero apenas dizer o seguinte: seremos todos, rotarianos. Vou precisar, passo a passo, da dedicação de todos vocês. Vamos trabalhar juntos, somar esforços, multiplicar energias, e das menores tarefas cotidianas, no dia-a-dia, às metas maiores que desejamos realizar em nosso clube.
Concluo, convidando todos os presentes a comemorar juntos este momento que se inicia; peço a todos os que fazem parte do Distrito4500 para juntos apoiar o nosso governador Vandique. A instituição rotária exige de nós companheiros e companheiras compromissos e atitudes urgentes para concluir um ano rotário de êxito, para que na 43ª Conferência Distrital em junho de 2012, celebraremos juntos a história que será contada, e que em cada re-memoração seja re-contada e fique para sempre gravada na memória dos que participaram da festa e da história.  Obrigado."

João Pessoa-PB, 02 de julho de 2012
 

Marconildo Ayres Paulo de Oliveira

Presidente2011/2012 do Rotary Club João Pessoa Norte

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Marconildo,
    Palavras quando verdadeiras e partidas do coração têm valor imensurável. Avante na Presidência e na Governadoria do nosso Vandique

    ResponderExcluir
  3. Painho,
    o Rotary merece um Presidente com seu caráter e dedicação em todo projeto que você assume a responsabilidade de liderar,
    Parabéns pela conquista.

    HONÓRIO NETO.

    ResponderExcluir
  4. Marconildo,
    Parabéns pela conquista! Por todo amor que meu pai tinha por essa instituição eu percebo a importância dessa cadeira, que lhe confere tanta responsabilidade. Pedimos a Deus mais discernimento para você gerir esse mandato com sabedoria e amor, que sem dúvidas não lhes faltam, pois seus olhos brilham quando se fala de Rotary Club. Parabéns mais uma vez!
    Filipe Castro

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir