O Capitão de Fragata, Valdiney Ciola, proferiu palestra nesta quarta-feira, sobre o tema: "AMAZÔNIA AZUL".
O Capitão Valdiney Ciola é natural de São Bernardo do Campo - SP, atualmente é Capitão dos Portos da Paraíba (Capitania dos Portos da Paraíba(CPPB), com larga experiência em assuntos do Mar, notadamente conhecimentos adquiridos na Escola Naval da Marinha do Brasil, a longo de sua carreira militar.
Na sua palestra foi abordados assuntos importantes sobre a "AMAZÔNIA AZUL" como:
A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar estabelece que todos os bens econômicos existentes sobre o leito do mar e no subsolo marinho, ao longo de uma faixa litorânea de 200 milhas marítimas de largura, a chamada Zona Econômica Exclusiva (ZEE), constituem propriedade exclusiva do país ribeirinho.
Em alguns casos, a Plataforma Continental (PC) ultrapassa essa distância, podendo estender a propriedade econômica do estado até 350 milhas marítimas. No Brasil, essas áreas somadas (ZEE mais PC) caracterizam a imensa Amazônia Azul.
Medindo quase 4,5 milhões de km², a Amazônia Azul acrescene ao País uma área equivalente a mais de 50% de sua extensão territorial.
A Amazônia Azul é vital para o Brasil.
Mais de 95% do comércio exterior brasileiro (importações e exportações é realizado por via marítima.
Da Amazônia Azul, mais de 80% da produção de petróleo nacional é extraído.
A pesca, a navegação de cabotagem, o turismo marítimo, os esportes náuticos, e, no futuro, a exploração de energia e extração de minérios no leito do mar são outras potencialidades da Amazônia Azul.
Na eminência da expansão do território brasileiro no oceano atlântico, devemos nos preocupar com a exploração e a preservação desse imenso patrimônio. Devemos pensar em como protegê-lo, pois, ao detentor da riqueza, caberá sempre o ônus da proteção.
Daí a importância do Poder Marítimo brasileiro.
Daí a importância da Marinha do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário